sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O apocalipse

Sinceramente, eu não acredito nessa história de que o mundo vai acabar em 2012, mas eu acredito, de verdade, que o fim da humanidade está próximo. Não acho que algo magnificente e apocalíptico irá ocorrer, mas sim, que a natureza está nos dando um retorno de tantos anos de abuso e extrações predatórias. Eu moro em Brasília, e suponho que você já tenha, ao menos, ouvido falar das baixas umidades do Centro-Oeste brasileiro. Tenho 20 anos, e NUNCA senti a seca com tanta intensidade. Fiquei mais assustada ao entrar em um site especializado na meteorologia no Brasil e ler a notícia de que o país inteiro está passando por essa seca devastadora acrescida de altas temperaturas. O mais peculiar é que há 4 dias atrás eu estava petrificando com um frio incomum para essa época do ano. Depois de tantas constatações anómalas lembrei de quando eu tinha 13 anos e a palavra "aquecimento global" soava, para mim, como um fato distante e fantástico, improvável de acontecer. Mas ele está acontecendo, e o pior, a velocidade com a qual ele está se tornando real é absurda! Pra piorar a minha preocupação, eu penso que todos os dias eu chego em casa e saio apagando todas as luzes daqui de casa, porque as minha irmãs de 11 anos e 14 anos não tem consciência da gravidade desse problemão, e passam o dia com a tv, o computador, o ventilador, o ar-condicionado, o rádio e vários outros produtos que consomem energia ligados! COMO ASSIM? Às vezes, eu penso que tá na hora da humanidade dar Adeus à vida mesmo. Você já viu quais são as preocupações dessa nova geração? RESTART,COLÍRIOS,CONSUMISMO DESCONTROLADO,TWITTER e outras milhares de futilidades. Se você conhece algum pré/adolescente que lê um livro inteiro, pergunte a ele qual o nome do livro, Eu aposto que o livro é da saga de crepúsculo. As crianças e adolescentes só querem saber de seguir modinha. Estão pouco se lixando (a maioria claro) pro futuro. O futuro pra eles parece tão distante. Mas, o que eles PRECISAM perceber é que o futuro talvez não vá existir. Porque nós não temos gente capaz de contruir um futuro consciente. Olha... Você pode achar que eu estou surtando (e devo estar mesmo), mas eu to realmente preocupada com isso. Toda essa criação magnifica da natureza vai pra onde e estará nas mãos de quem? Eu queria dar um "saculejo" em cada amiguinho das minhas irmãs e falar: CARA, ACORDA! A VIDA É MUITO MAIS QUE ISSO.
Sabe o que a minha irmã disse para o meu pai esses dias? - Eu estou deprimida,pai. Eu juro que quem quase ficou deprimida fui eu! COMO ASSIM? Minha irmã tem tudo! Absolutamente TUDO. Aliás, ela tem muito além do necessário pra sobrevivência. Ela não tem preocupação com nada. E ela diz pro meu pai que está deprimida?! E o pior é que conhecendo outras garotas da mesma faixa etária, vejo que o pensamento é o mesmo. E tem gente que diz: é a idade! IDADE? É o caos que o capitalismo gerou. É a massificação dos tempos modernos. As singularidades estão em processo de extinção. A maioria das pessoas estão atingindo uma igualdade repugnante. Não é a igualdade proposta pela revolução francesa. A igualdade que condena a escravidão negra. É  a igualdade que tira a identidade singular que cada ser humano deve ter. Isso é desesperador!
Ainda existem vários outros motivos para que eu acredite no fim dos tempos. Vários! Mas eu estou, devéras decepcionada com a humanidade. E acho justo o apocalipse. Esse é meu ponto de vista, e quero deixar claro que os fatos apresentados são feitos de maneira generalizada. Sei que ainda há muita gente consciente. Mas, de uma maneira geral, é isso que eu enchergo na sociedade do século XXI.

Até mais.

PS: Não vou corrigir os erros de pontuação, pois estou com pouco tempo disponível.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

confuso

A humanidade chega ao século XXI com a absoluta certeza de que a espécie humana é a mais evoluída dentre as diversas outras do Reino Animal. Certo? Errado! Fico pasma ao perceber a que ponto chegamos. Minha ideia será feita de forma generalizada, sabendo que existem exceções, mas considerando a maioria dos casos.
O homem consegue ser a Obra máxima da natureza, e, ao mesmo tempo, mostra-se o ser mais alienado e prepotente. O motivo disso talvez seja o seu encéfalo tão desenvolvido, que ilude o homem, fazendo-o acreditar na sua insuperável sabedoria. Somos, de maneira geral, hipócritas, pois não doamos e queremos receber. Agimos por impulso e somos destemidos quanto ao futuro. Acreditamos que nada é capaz de deter a inteligência descomunal concedida pela natureza. Pra que tanta racionalidade quando o que falta é o sentimento? Nos gabamos pela sabedoria e esquecemos de 'sermos humanos'. Ser humano vai além de calcular a distância da terra ao sol, ou de conseguir multiplicar milhares de folhas de papel capazes de comprar concreto e aço. Nos tornamos supérfluos e esquecemos do Amor. O amor que ouvimos falar desde que somos gente, mas que não sabemos definir com palavras. Esse sentimento que é descartado todas as vezes que alguém tenta invadir o território alheio, ou aquele que se perde em meio às futilidades do pensamento capitalista. Somos fúteis e egoístas. Somos egocêntricos até quando somos solidários, pois na solidariedade existe a necessidade de satisfação pessoal.
Não estou propondo o socialismo extremista ou o regresso aos tempos das cavernas. Mas peço que paremos um instante pra refletir sobre o que dizemos e desejamos. Não adianta ir à igreja e ao sair do estacionamento proferir palavras insultantes ao motorista que quer espaço na sua frente. Do que adianta dizer que ama tanto o outro, e quando ele precisa ouvir a verdade você prefere sustentar máscaras de falsidade? Do que adianta dizer que o mundo precisa de paz e amor, quando você gostaria que o seu inimigo morresse da forma mais cruel? Do que adianta falar de Deus se você nunca o conheceu verdadeiramente? O sentido de Ser Humano é ser diferente pela capacidade de amar. Somos mais do que animais dotados de inteligência. Somos seres compostos por sentimento. O dinheiro compra muita coisa, mas nunca comprará o amor verdadeiro.(clichê)

PS: Escrevo todos os dias, mas estou aflita e não consigo colocar o que eu penso no teclado. Espero que vocês entendam minha falta de inspiração.
Boa noite, até mais.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Energia

Tem gente que não acredita nessas coisas, mas eu sou extremamente convicta que você atrai tudo aquilo que você tem dentro de si. Eu não sei fingir que gosto de alguém. Eu não consigo estar com alguém por um interesse superficial. Eu não acho válido impedir a felicidade alheia. E eu também sou crente no poder das energias interiores. Não, não! Eu não vou falar sobre misticismo. Não tenho aptidão pra desenvolver esse assunto, nem acho que isso convém. Quero falar somente sobre as pessoas que passam por nós, ou aqueles que nos rodeiam. Sempre existe aquela pessoa que depois de 5 minutos de conversa consegue deixar seu dia mais dinâmico e alegre. Aquela pessoa que mesmo sem ser sua melhor amiga consegue lhe arrancar um sorriso estonteante no momento em que você mais precisa. Assim como tem pessoas que só de passarem perto de você, ou simplesmente permanecerem por breves minutos na mesma roda de amigos pode deixar seu dia nublado e carregado. Percebo isso a toda hora e a todos os instantes. E me pergunto: porque? Porque eu me sinto tão mal perto dessas pessoas? Elas são más? Eu acredito que não. Acho que todo mundo tem seu lado benigno e maligno. Acho que todo mundo tem seus prós e contras, seus defeitos e qualidades. Conheço gente que me faz tão mal, tão mal, que eu não gosto nem de fazer contato visual com elas. Ao mesmo tempo, essa mesma pessoa é a vida de outro ser, sendo capaz de transformar agonia em tranquilidade. São subjetividades da vida. Porém, entre o subjetivo e o objetivo há uma linha que representa a realidade. A realidade, nesse caso, na minha opinião, é aquilo que "aquela" pessoa ESTÁ. Mas, quando o "estar" se torna uma constante, a pessoa passa a SER aquilo. E o 'ser' determina aquilo que você transmite. Boas energias, más energias, neutralidade. Esses conceitos podem variar de pessoa pra pessoa, mas de maneira geral, ao meu ver, as pessoas são assim. Sei que meu texto está complexo, mas espero que você entenda mais ou menos a minha reflexão. Confesso, que tem um número razoável de pessoas que me causam desconforto, e a minha atitude quanto a isso é simplesmente evitá-las. Evite o que não lhe faz bem. Se afaste. Não se deixe contaminar. O que é ruim pra você não é pra outra pessoa. E cada um com seus pares. Não cultive o ódio, mas também evite a falsidade. Acho que é isso.

Até logo.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Frio

Já sentiu aquele frio na barriga, parecendo que você tem um bicho dentro do estômago? Eu adoro essa sensação. Adoro sentir meu estômago congelando toda vez que vejo alguém ou quando algo está por vir. Esse frio é sinal de que o calor se aproxima. O fogo está prestes a queimar o gelo que petrifica meu interior. Há quem diga que para sentir isso precisa estar apaixonado por alguém. Será? Eu devo estar apaixonada pela vida, portanto. Porque todos os dias, nem que seja por breves segundos, a sensação gélida toma conta de mim e eu logo pressinto que "ai vem". O frio nem sempre sopra bons acontecimentos, mas certamente é um ótimo mensageiro. O friozinho que vem, fazendo minha mão transpirar, dilatando minhas pupilas e acelerando meu coração. Frio que me esquenta, me queima, transformando em pó tudo que aparece em sua frente. O gelo conserva, ao mesmo tempo que o fogo purifica e renova. Quero queimar na algidez que me domina. Quero muito! Espero que meu presságio continue me alertando e me invadindo, todos os dias, horas, minutos. Ah o frio quente que me salva...

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Janela

Olhando pela janela vejo tudo, vejo a rua e vejo o mundo. O mundo de Meu Deus, o mundo do pobre coitado, o mundo que encanta e mata. A janela me mostra e me esconde. A janela me anima, ela me chama. Ah mundão! Esse mundão que é recheado de aventuras perigosas, cheio de surpresas misteriosas, cheio de "quero mais". Fecho a janela e vou durmir, mas a brecha de luz que entra através dela faz querer estar do lado de fora, pra me queimar com a luz da lua e me afogar no cheiro da noite. Abro a janela, respirando ar puro, me jogando no mundo que me fez sonhar. Me solta, janela, deixando eu ir lá fora. A hora nunca para, pois o mundo gira sem parar. A janela me soltou e agora eu sou sua, mundo. Me mostra o bom e o ruim, o não e o sim, tirando-me o ar. Mundo, sinto muito. Está na hora de voltar, porque da janela também gosto e a coitadinha está a me esperar. Até mais! Já eu volto... Assim que a janela cochilar.

Até mais, queridos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pensando

Pensando bem... Tem gente que não pensa. Não pensar é errado, é burrice ou ignorância? Acho que não. Na verdade, acredito que escolher não pensar é uma tentativa de fugir de si mesmo. Particularmente, não julgo quem faz isso. Muito pelo contrário, eu compreendo muito bem essa situação. Disseram que entre pensar e existir há determinada cumplicidade. Mas, perai! Se eu me privar de pensar, eu não existo? Eu não sou real? Eu sou "nada"? Me desculpa, Seu Decartes, mas não estou em concordância com o seu enunciado.
Pensar é muito bom, porque o conhecimento nos leva a diversos lugares. Porém, quanta gente que não pensa constrói o mundo? E aqueles que escolhem não pensar pra se distrair desse mundo cão? Poxa, Decartes! Acho que você não foi justo. Pensar, as vezes, é tão doloroso. Imagina pensar na quantidade de problemas, e ainda planejar soluções. Já pensou sobre toda essa loucura que os homens contruiram? Refletiu sobre as barbáries cometidas ao longo da história da humanidade? Já pensou no pequeno garoto que morre de frio na rua enquanto você toma um chocolate quente, assistindo sua novela das oito? Dói ou não? Em mim dói. A dor é tamanha que tento com todas as minhas forças não pensar. Porque pensar demais é sinônimo de loucura. E a loucura quando exagerada é um alicerce para a depressão.
Parou? Não quero mais pensar. Não por hoje.
Para e pensa, mas dá uma folga pra você mesmo? Você merece. Não pense apenas pro alguns minutos. Dê um recesso à sua mente.

Até mais.
PS. Sim, isso é pra você. (: