segunda-feira, 23 de agosto de 2010

confuso

A humanidade chega ao século XXI com a absoluta certeza de que a espécie humana é a mais evoluída dentre as diversas outras do Reino Animal. Certo? Errado! Fico pasma ao perceber a que ponto chegamos. Minha ideia será feita de forma generalizada, sabendo que existem exceções, mas considerando a maioria dos casos.
O homem consegue ser a Obra máxima da natureza, e, ao mesmo tempo, mostra-se o ser mais alienado e prepotente. O motivo disso talvez seja o seu encéfalo tão desenvolvido, que ilude o homem, fazendo-o acreditar na sua insuperável sabedoria. Somos, de maneira geral, hipócritas, pois não doamos e queremos receber. Agimos por impulso e somos destemidos quanto ao futuro. Acreditamos que nada é capaz de deter a inteligência descomunal concedida pela natureza. Pra que tanta racionalidade quando o que falta é o sentimento? Nos gabamos pela sabedoria e esquecemos de 'sermos humanos'. Ser humano vai além de calcular a distância da terra ao sol, ou de conseguir multiplicar milhares de folhas de papel capazes de comprar concreto e aço. Nos tornamos supérfluos e esquecemos do Amor. O amor que ouvimos falar desde que somos gente, mas que não sabemos definir com palavras. Esse sentimento que é descartado todas as vezes que alguém tenta invadir o território alheio, ou aquele que se perde em meio às futilidades do pensamento capitalista. Somos fúteis e egoístas. Somos egocêntricos até quando somos solidários, pois na solidariedade existe a necessidade de satisfação pessoal.
Não estou propondo o socialismo extremista ou o regresso aos tempos das cavernas. Mas peço que paremos um instante pra refletir sobre o que dizemos e desejamos. Não adianta ir à igreja e ao sair do estacionamento proferir palavras insultantes ao motorista que quer espaço na sua frente. Do que adianta dizer que ama tanto o outro, e quando ele precisa ouvir a verdade você prefere sustentar máscaras de falsidade? Do que adianta dizer que o mundo precisa de paz e amor, quando você gostaria que o seu inimigo morresse da forma mais cruel? Do que adianta falar de Deus se você nunca o conheceu verdadeiramente? O sentido de Ser Humano é ser diferente pela capacidade de amar. Somos mais do que animais dotados de inteligência. Somos seres compostos por sentimento. O dinheiro compra muita coisa, mas nunca comprará o amor verdadeiro.(clichê)

PS: Escrevo todos os dias, mas estou aflita e não consigo colocar o que eu penso no teclado. Espero que vocês entendam minha falta de inspiração.
Boa noite, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário