sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O apocalipse

Sinceramente, eu não acredito nessa história de que o mundo vai acabar em 2012, mas eu acredito, de verdade, que o fim da humanidade está próximo. Não acho que algo magnificente e apocalíptico irá ocorrer, mas sim, que a natureza está nos dando um retorno de tantos anos de abuso e extrações predatórias. Eu moro em Brasília, e suponho que você já tenha, ao menos, ouvido falar das baixas umidades do Centro-Oeste brasileiro. Tenho 20 anos, e NUNCA senti a seca com tanta intensidade. Fiquei mais assustada ao entrar em um site especializado na meteorologia no Brasil e ler a notícia de que o país inteiro está passando por essa seca devastadora acrescida de altas temperaturas. O mais peculiar é que há 4 dias atrás eu estava petrificando com um frio incomum para essa época do ano. Depois de tantas constatações anómalas lembrei de quando eu tinha 13 anos e a palavra "aquecimento global" soava, para mim, como um fato distante e fantástico, improvável de acontecer. Mas ele está acontecendo, e o pior, a velocidade com a qual ele está se tornando real é absurda! Pra piorar a minha preocupação, eu penso que todos os dias eu chego em casa e saio apagando todas as luzes daqui de casa, porque as minha irmãs de 11 anos e 14 anos não tem consciência da gravidade desse problemão, e passam o dia com a tv, o computador, o ventilador, o ar-condicionado, o rádio e vários outros produtos que consomem energia ligados! COMO ASSIM? Às vezes, eu penso que tá na hora da humanidade dar Adeus à vida mesmo. Você já viu quais são as preocupações dessa nova geração? RESTART,COLÍRIOS,CONSUMISMO DESCONTROLADO,TWITTER e outras milhares de futilidades. Se você conhece algum pré/adolescente que lê um livro inteiro, pergunte a ele qual o nome do livro, Eu aposto que o livro é da saga de crepúsculo. As crianças e adolescentes só querem saber de seguir modinha. Estão pouco se lixando (a maioria claro) pro futuro. O futuro pra eles parece tão distante. Mas, o que eles PRECISAM perceber é que o futuro talvez não vá existir. Porque nós não temos gente capaz de contruir um futuro consciente. Olha... Você pode achar que eu estou surtando (e devo estar mesmo), mas eu to realmente preocupada com isso. Toda essa criação magnifica da natureza vai pra onde e estará nas mãos de quem? Eu queria dar um "saculejo" em cada amiguinho das minhas irmãs e falar: CARA, ACORDA! A VIDA É MUITO MAIS QUE ISSO.
Sabe o que a minha irmã disse para o meu pai esses dias? - Eu estou deprimida,pai. Eu juro que quem quase ficou deprimida fui eu! COMO ASSIM? Minha irmã tem tudo! Absolutamente TUDO. Aliás, ela tem muito além do necessário pra sobrevivência. Ela não tem preocupação com nada. E ela diz pro meu pai que está deprimida?! E o pior é que conhecendo outras garotas da mesma faixa etária, vejo que o pensamento é o mesmo. E tem gente que diz: é a idade! IDADE? É o caos que o capitalismo gerou. É a massificação dos tempos modernos. As singularidades estão em processo de extinção. A maioria das pessoas estão atingindo uma igualdade repugnante. Não é a igualdade proposta pela revolução francesa. A igualdade que condena a escravidão negra. É  a igualdade que tira a identidade singular que cada ser humano deve ter. Isso é desesperador!
Ainda existem vários outros motivos para que eu acredite no fim dos tempos. Vários! Mas eu estou, devéras decepcionada com a humanidade. E acho justo o apocalipse. Esse é meu ponto de vista, e quero deixar claro que os fatos apresentados são feitos de maneira generalizada. Sei que ainda há muita gente consciente. Mas, de uma maneira geral, é isso que eu enchergo na sociedade do século XXI.

Até mais.

PS: Não vou corrigir os erros de pontuação, pois estou com pouco tempo disponível.

5 comentários:

  1. hum 20 anos? engraçado eu achei que vc fosse um pouquinho mais velha...porque será né. tipo um ano mais velha..por ai.

    ResponderExcluir
  2. de blog em blog eu cai no seu!
    te contar uma coisa gata, apesar de gostar do comentario, nao adianta nada...
    mesmo que 100% dos Brasilienses saisse apagando as luzes de suas respectivas casas existe algo que responde pela maioria da energia consumida, e isso se chama ILUMINACAO PUBLICA. Me diz! Realmente precisamos daquele congresso TODO iluminado daquele jeito?? Aquelas palmeiras logo atras dele?? vc ja viu??? precisa TANTA iluminacao ali? olha se cada nacao se conscientizasse disso, reduzisse a iluminacao publica sem comprometer a seguranca local pode ter certeza, a economia seria tremenda, bem como o aquecimento...
    Existem muitas outras coisas que penso assim como vc tbm deve pensar mas se formos escrever, passamos o dia escrevendo.
    Sei la por que resolvi parar e dar essa atencao aqui, nao sei nem se vc lera o comentario...
    achei simplesmente interessante sua abordagem...
    enquanto isso eu sigo apagando luzes, praticando os 3R's e por ai vai...
    beijos pra voce e continua assim, quem sabe um dia nao convencemos pessoas o suficiente do problemao...
    Dudu,
    (mais novo) leitor do seu blog

    ResponderExcluir
  3. Dudu, concordo totalmente com você. Eu citei o exemplo da minha irmã, porque eu acho que são nas pequenas atitudes que a gente chega nas grandes. Acho um absurdo o gasto de energia com a iluminação pública, e acho que o exemplo deve vir daqueles que estão à frente das decisões voltadas ao bem comum. Se todo mundo praticasse os 3R's a gente não estaria nessa situação de alarde. Se soubessemos pesar entre necessidades e superficialidades seriamos uma espécie admirável. E ah! Obrigada pelo comentário. Dessa maneira podemos rever e debater alguns temas e ideias. Volta sempre! Novos e velhos leitores são sempre bem-vindos! beijo,dudu! (:

    ResponderExcluir
  4. OLha eu aqui outra vez, depois de dias e dias ausente! Tava sem tempo pra ler o que eu queria, só andei postando uma coisa ali e acolá...enfim, mas é incrível como ler seu blog faz falta...quando eu logava ia logo olhando as atualizações, via que tinha coisa nova por aqui e pirava!rsrs
    Bem, to de volta, e vendo que, como sempre, vc tá arrasando, meninaaa!
    Beijos.

    ResponderExcluir